sábado, 2 de janeiro de 2010

Reis da Conveniência


Ano novo, novos começos. Em meu post inaugural, venho falar de uma paixão pessoal não tão nova assim e que na minha opinião, tenho certeza que não será como muitas bandas que gostamos, enjoamos e esquecemos. Kings of Convenience é um duo formado por dois noruegueses: o excêntrico e animado Erlend Oye e o fofo Eirik Glambek, que possui o que eu chamaria de uma "voz aveludada". Não pretendo dar chatas informações técnicas, google, wikipédia estão aí pra isso. Sobre eles, basta saber que  possuem 3 álbuns: Quiet Is The New Loud (2001), Riot On An Empty Street (2004), Declaration of Dependence (lançado agora em outubro passado). A maioria das minhas músicas preferidas é do Riot. E tem também um álbum de remixes, ou algo assim, chamado Versus (2001), como músicas remixadas não me seduzem, não posso comentar sobre o Versus. KoC não é assim tão facilmente esquecido, a perfeição de seus acordes e solos de violão não permitem isso, é como se os violões "falassem" aos meus ouvidos. Digo isso pois não tenho habilidade alguma com o inglês e muitas de suas músicas não possuem traduções, mesmo assim, sinto uma mistura de sentimentos ao ouvi-los.Começando por I'd Rather dance with you, sugiro uma olhada no clip dessa música. Sou capaz de ouvi-la 5 vezes seguidas e continuar "Getting into the swing". A típica dançinha do Erlend nesse clip é impagavelmente encantadora.
"Amizade é um fim
O que você sabe?
Isto aconteceu de novo

Por que ninguém me contou
Que durante a história
As pessoas mais solitárias
Foram aquelas que sempre falaram a verdade
Aquelas que fizeram a diferença
Ao confrontar a indiferença."
 
Esse é o trecho de uma das poucas músicas deles que encontrei a tradução: Misread. Além de me identificar com a letra, devo dizer que ela me faz sentir como se estivesse em alguma serena tarde de férias,  com algumas pessoas agradáveis, talvez. Outra música que me encanta é Know How. Se algum dia eu aprender a tocar meu violão, farei questão de aprender a tocar essa música. Ela me faz sentir como se estivesse em uma praia, sem preocupações, com um calor dentro do peito...daqueles que a gente sente quando ama infinitamente alguém. A música conta com a participação de uma canadense (se não me engano) chamada Feist, o que explica o doce vocal feminino nos últimos minutos da música. Days I Had With You me chamou a atenção logo pelo título, os solos de violão são delirantes...não sei explicar, simplismente me toca. 
"Parado no topo da montanha 
Olhando para o céu azul
Sonhando com o oceano
E os dias que eu passei com você

Andando em uma rua lotada
Procurando alguém
Encaro todo os rostos
Formando a multidão."
 

Uma das músicas que não faço a mínima idéia de qual é suas temática é My Ship Isn't Pretty, do cd mais recente...mas eu posso imaginar e sentir sobre o que ela quer nos passar. Assim que ela começa, é como se aqueles violões chorassem para mim, e então o Eirik começa a cantar com sua voz grave e suave que eu tanto adoro. Ela me deixa triste. Me faz lembrar de despedidas e fins. Ainda assim é uma excelente música. Ah, eu gostaria de falar de cada música, mas isso é algo quase impossível e este post já está deveras enorme, correndo o risco de ninguém se sujeitar a lê-lo. À quem possa interessar e quiser conhecer um pouco de Kings, sugiro baixarem as músicas que mencionei no post  e mais essas aqui: Toxic Girl, I Don't Know What I Can Save You From, Failure, Little Kids, Cayman Islands, Boat Behind, Me In You, Peacetime Resistance, Freedom And It's Owner e Riot On An Empty Street. 
Para encontrar as músicas do Kings of Convenience: Google, 4shared, youtube, comunidades do orkut e mimimi. Não é muito difícil encontar.

4 comentários:

Jaqueline Oliveira disse...

Vou pesquisar sobre essa banda...muito boa dica, gosto de ouvir coisas diferentes...

Renatinha Araújo disse...

Oiieee!!
tudo bem??

Vi o seu blog na comunidade do Blogspot & Wordpress no Orkut e gostei bastante! ^^

Sorte e sucesso para você!

Convido-te para passar no meu também:
www.glamourfeminino.blogspot.com

Beijão!

Lohayne Lima disse...

hey eu não conheço vcs? ;P
hehehe
bom post, mas povo agiliza com o outro! gostei da primeiro post, tanto q baixei Riot On An Empty Street! ;~
Boa sorte com o blog! o/

;**

nindë disse...

Dona Tayanne que demora demais =P
e nãm quero começar monopolizando o blog ^^'

Postar um comentário