sábado, 30 de janeiro de 2010

Le Roi Soleil

Bom, primeiramente, eu realmente não gostaria de demorar tanto pra postar algo, mas enfim, é bom que assim nossos possíveis leitores se acostumam desde o início com a inoperância dessa pessoa que vos escreve o/

E hoje tenho o plaisir de vos apresentar o musical francês Le Roi Soleil. Ele conta, de uma foma romantizada, os casos amorosos do Rei Luis XIV. Para mais informaçõs: wikipédia =D
O musical estreou em meados de 2006/2007, e já saiu dos palcos faz tempo. O que me faz amar mais esse musical não são os romances, as atuações, o enrredo, nada disso. É meio complicado, nem sei ao certo o que me fez me apaixonar tanto pelo musical, mas posso arriscar que foram as músicas, em especial as do 1º ato e as vozes da Victoria Petrosillo e do zéguizi Merwan Rim, respectivamente nos papéis de Isabelle, a filha do povo e Duque de Beaufort (ambos no canto direito da photo acima). Não sei...acho que eles sim deveriam ser os personagens principais[?]. Gamo total nesse figurino "pobre" dela e ele me parece muito mais macho que o Rei[?], com uma excelente voz e...enfim, gosto deles dois, isso basta. Aliás, gosto (muito) de todos os personagens, exceto da primeira esposa de Luis, Madame de Montesplan(a primeira na photo acima da esq. para dir.), primeiro porque ela é má xD e segundo porque todas as músicas que ela interpreta são bem Pop's e toscas =/ Outro personagem controverso pra mim é o Irmão do Rei (o segundo da esq. para a dir.), na verdade é a voz dele que é meio...transformista? Me lembra uma mulher cantando, talvez por isso mesmo se deva à ele as partes engraçadas do musical. O Rei (centro da imagem) é o rei né. Imponente, charmoso, deveria apenas "mudar" de cabelo AHAHAHA.
- A partir d'aujourd'hui, l'Etat, c'est moi. Ah quando Luis fala isso...me arrepio toda *-* Er, bem, me recompondo... Agora so falta um breve comentário sobre as duas mulheres que realmente mereceram o amor de Luis: Por mim, o Rei teria se casado com Marie Mancini (a terceira da esq. para dir) desde o início e passado o resto do espetáculo cantando suas canções de amor juntos que não me importaria. As músicas deles dois juntos são as melhores. Quando ele se casa com a douce et divine Françoise d'Aubigné Luis XIV já é um rei maduro, não tanto apaixonado como se parece no início da história mas bem, é o ciclo natural das coisas.
Acima, os personagens principais: Emmanuel Moire (Luis XIV), Anne-Laure Girbal (Marie Mancini), Christophe Maé (irmão transformista rs do Rei), Victoria Petrosillo (Isabelle, a filha do povo), Merwan Rim (Duque de Beaufort) e Cathialine Andria (Françoise d'Aubigné). Não coloquei a Lysa Ansaldi (Madame de Montersplan) porque 1: não cabia. 2: ela (personagem) não merece =D
À quem possa interessar, segue o link do torrent do musical e a legenda em pt:
- http://isohunt.*com/torrent_details/114334829/Le+roi+soleil?tab=summary
- http://www.*megaupload.com/?d=ZTE68LEI (só retirar os asteriscos)
créditos pela legenda à comunidade Emmanuel Moire. Só eu sei o sofrimento que foi achar essa legenda.

Se você, caro leitor, depois de exposta a opinião dessa humilde espectadora aqui, ainda tem dúvidas se vale a pena ver (e ouvir, pois facilmente se encontram pra download na internet os cds do espetáculo, dica) este musical, sugiro que veja esses vídeos(partes do musical), provavelmente você se apaixonará, como eu, por esse espetáculo. *merchan* Segue os vídeos: Contre Ceux d'En Haut, Je Fais de Toi Mon Essentiel e aqui um video promocional, com várias cenas do musical, que serve bem como um resumo, Tant Qu'on Reve Encore.

4 comentários:

Lohayne Lima disse...

ADORO! *.*
sempre com boas diks P.! ;DD
ASHUSHUAHUSHUA
;*

Menina Veneno disse...

haha, gostei (:
anotei a dica.

Unknown disse...

geeeeente... a legenda ficou famosa... pessoal da comunidade traduziu e eu sincronizei!
aliás... agora é Operação Cleopatre,precisamos do diálogo para fazer as legendas! ;)
se conseguirem, por favor... NOS AJUDE!!!!
bjo!

Fabiana Amaral disse...

Só uns comentários de quem também é absolutamente apaixonada pelo musical (e pela história de Louis XIV):

1 - A Madame de Montespan (Athénaïs de Montespan) na verdade não foi esposa de Louis, ela foi sua amante preferida durante muito tempo (12 anos, se não me engano). Ela não era exatamente má... Mas era extremamente ambiciosa e não media esforços pra manter seu posto de favorita. O que não era exatamente uma coisa rara na época, já que a disputa era grande, como você pode imaginar...
2 - O irmão "transformista" do rei, na verdade, era meio... Como direi... "bicha louca" mesmo. Isso é histórico, Phillip, ou Monsieur, como era chamado, era um homossexual confesso, que gostava de se vestir de mulher e usar muitos adereços. Claro que isso foi disfarçado dentro do possível, mas ainda assim ele causou muito escândalo na Cour de France... Talvez daí a interpretação propositalmente um tanto "exagerada" do Christophe Maé... ;)
3 - Quanto ao cabelo do rei... Acredite, o do Louis XIV verdadeiro era bem pior!! rsrsrs XD
4 - A Françoise d'Aubigné, ou Madame de Maintenon, realmente se casou com o rei, mas em segredo, já que ela não era de origem nobre - assim como Marie também não era, mas na época Louis não tinha tanto poder para dispor de sua própria vida, já que tinha o Cardeal Mazarin como primeiro ministro e a Ana da Áustria lhe enchendo a paciência... Já no final da vida, aparentemente ele se rendeu e fez aquilo que sua vontade lhe dizia, independente de títulos de nobreza e interesses políticos.

Por fim, só mais uma coisa:

"Por mim, o Rei teria se casado com Marie Mancini (a terceira da esq. para dir) desde o início e passado o resto do espetáculo cantando suas canções de amor juntos que não me importaria."

Concordo em gênero, número e grau!! São as partes do musical que eu mais gosto! E, mesmo na vida real, pela inteligência e gênio da Marie, sem dúvida Louis teria sido ainda mais famoso do que foi, caso tivesse enfrentado Mazarin e Ana da Áustria pelo amor dela... Ele teve uma educação muito deficiente por causa da Fronda, e foi com a Marie que ele adquiriu grande parte de sua cultura... Os dois juntos teriam feito coisas grandiosas, sem dúvida... Enfim, devaneios, devaneios... :D

Que bom encontrar mais pessoas que, assim como eu, também são apaixonadas pelo musical! :)

Postar um comentário